terça-feira, 1 de setembro de 2009

O RÁDIO FM


FM significa frequência modulada. O uso dessa faixa do rádio começou nos anos 60, época em que foi regulamentada pelo governo federal. Até então, servia apenas como forma de comunicação entre o estúdio e a antena de retransmissão de emissora.
A Rádio Imprensa, do Rio de Janeiro, foi a primeira a operar em FM. Em 1995, lançou dois canais: um
comercial.e outro com musicas. Na época não existiam no Brasil aparelhos de rádio equipados para isso.
O rádio FM, como conhecemos, começou para valer nos anos 70, quando entraram em funcionamento as primeira emissoras do Rio de Janeiro e São Paulo. As principais foram : JBFM (transmissão em mono), Globo FM(transmissão em estéreo), Eldo-pop (apenas músicas contenporânea) e Nacional FM (só com música popular brasileira).
como os sinais do rádio FM não alcançam mais do que cem quilómetros, a maioria do público dessas emissoras em cidades, onde se localizam os estúdios. Pesquisas mostram que o ouvinte do Rádio fm FM geralmente é jovem, do sexo masculino.
Nos anos 70 e 80, programação da maior parte das FM era voltada para os jovens: muita música , brincadeiras e distribuição de discos, camisetas e entradas para shows. nos últimos 19 anos, as emissoras mudaram bastante. Hoje os ouvintes das grandes cidades podem escolher sua rádio pelo estilo de música - rock,pagode,samba,clássica e popular,etc.
CARACTERÍSTICAS DA PROGRAMAÇÃO:
predominância musical
linguagem informal
público segmentado

Um comentário:

  1. OI TURMA NESSE MÉS DE OUTUBRODE 2009,EU COMPLETO DEZ ANOS DE COMUNICAÇÃO NO RÁDIO.
    E PARA COMEMORÁ ESSA DATA APARTE DE DOMINGO,O MANHÃ TOTAL VAI TAR DE CARA NOVA COM MUSICA AO VIVO. POR TANTO VOCÊ QUE TEM UM GRUPO MUSICAL, QUE TOCAR VIOLÃO E CANTA BEM INSCREVA-SE NESSE DOMINGO DIA 04/10/09. A PARTE DAS OITO DA MANHÃ NA RÁDIO MANDACARU FM 104.9, OU PELO TELFONE 33822411.

    ResponderExcluir